Stregheria,Stregoneria ou Bruxaria Italiana são os nomes dados a Velha Religião ( Vecchia Religione) da região da Itália. Culto Pagão com origens nos velhos Mistérios Etruscos e Egeus. A Stregheria é uma Religião que é formada por diversos Clãs. (Tradições ou Familias), na maioria segue uma linhagem Hereditária e Oculta. O culto Streghe é diverso, mas segue principalmente os ensinamentos da Prima Streghe( Arádia ou Heródia).
A Deusa Diana e o Deus Cornifero Dianus Lucifero.



Total de visualizações de página

Bruxo Callegari - TV Espelho Mágico

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

AIRMID,Deusa das plantas medicinais


Airmid é a Deusa da Cura dos celtas.



É filha de Daincecht, avô de Lugh, e possuía quatro irmãos: Miach, Cian, Cethe e Cu.
Lugh, foi o guerreiro que tinha uma lança mágica que disparava fogo e rugia e libertou o rei Nuada e os Tuatha Dé Danann das mãos dos Formori, os demônios da noite que tinham um só olho. Nuada perdeu sua mão direita durante um combate e, para que pudesse continuar a ser rei, ele precisava estar inteiro, então, o médico Dianchecht construiu uma maravilhosa prótese de prata, o que rendeu a Nuada o apelido de "Mão de Prata".

A estória da Deusa Airmid inicia-se quando faz uma visita ao castelo do rei Nuada.
Conta-se que os portões do castelo do rei Nuada era guardado por um homem que não tinha um dos olhos e trazia escondido em sua capa um gato. Quando Airmid e seu irmão Miach, em visita ao castelo, apresentaram-se como curandeiros, o tal homem pediu-lhes para reconstituir o olho perdido. Os deuses médicos concordaram e transplantaram o olho do gato para o espaço do olho vazio do porteiro. Entretanto, não tinham como mudar as características do olho do animal. Sendo assim, a noite ele ficava aberto em busca de caça e durante o dia fechava-se exausto. Mas o porteiro ficou muito feliz por ter novamente os dois olhos.
A RIVALIDADE DE DIANCECHT E SEU FILHO MIACH
O Rei Nuada estava usando sua prótese de prata feita por Dianchecht. Então Miach oferece-se para criar uma nova mão de carne e sangue, usando seus poderes. Este último, não concordava com as práticas médicas de seu pai e utilizando-se de seus poderes mágico-médicos, após três dias e três noites reconstituiu a mão do rei que voltou a ficar inteiro de verdade.



Tal feito causou ciúmes e inveja ao pai, que propôs testar os poderes do filho, arremessando uma espada de encontro a sua cabeça, cortando levemente a sua pele. O rapaz imediatamente curou o ferimento com suas habilidades mágicas. Diancecht então enfureceu-se mais e lançou a espada, agora com mais força, cortando a carne da cabeça até alcançar o osso.
Novamente Miach curou-se com seus poderes mágicos. O pai alvejou-o uma terceira vez, mas foi somente no quarto arremesso que matou Miach.
Sem remorso, enterrou-o e 365 ervas, uma para cada dia do ano, nasceram de sua sepultura. Airmid, sua irmã, recolheu todas as ervas em seu manto e separou-as de acordo com suas propriedades. Mas Diancecht, ainda consumido pelo ódio, arrancou do manto de Airmid todas as ervas, misturando-as, para que nunca mais ninguém obtivesse delas algum conhecimento mágico.
Cada uma das ervas que Airmid havia colhido estavam associadas as diferentes partes do corpo humano. Uma erva para cada tendão e junção. Poderíamos portanto, contruir um corpo só de ervas, a exemplo de Blodwedd, que era um ser vivo, e foi criada a partir de nove tipos de ervas.
Para os celtas, as plantas tinham espírito e sentimentos, igual a qualquer ser humano e eram mais importantes em um sentido biológico. Isto porque, as plantas podem existir sem nós, mas sem elas não haveria nenhuma possibilidade de vida animal.



Para os celtas, a associação das plantas com o corpo era considerado um conhecimento essencial. Um texto médico medieval galês, dizia que o corpo humano está associado ao cosmo. Nossos olhos seriam as estrelas, o Sol corresponderia ao rosto, a respiração seria o vento, as pedras seriam os osso, a água seria o sangue e a terra seria a carne.
A Deusa Airmid também era guardiã das fontes sagradas e segundo uma lenda, foi ela que ajudou seu pai a criar a Fonte da Cura, Tiobraid Slane, enquanto os Tuatha de Dannan se preparavam para a segunda batalha de Mag Tuired. Recolhendo ervas da Irlanda e citando encantamentos para cada uma delas, colocou-as na fonte. Todos os guerreiros feridos que se banhavam na fonte, ficavam completamente restabelecidos.


(texto pesquisado por" Rosane Volpatto")

Nenhum comentário:

Postar um comentário