A JORNADA COM HEKATE E OS MISTÉRIOS DO SUBMUNDO
Hekate é a deusa da magia, feitiçaria, da noite, da lua, das almas e da necromancia.
Ela era a única filha de Perses e Astéria, dois Titãs de quem ela recebeu o seu poder sobre o céu, terra e mar. Hekate é uma titã, mas é sempre mencionada como deusa.
Até mesmo os próprios deuses, temiam a grande força dos titãs.
Qual é a forma correta de escrever o nome de Hekate?
Verificando a existência de várias dúvidas.
Como se escreve o nome de "Hekate" com "C "ou com "K", com ou sem acentuação?
O nome" Hekate" vem do grego, os gregos não usavam a letra "C" era usada a décima letra do alfabeto grego que era o" K" ou também chamada de letra Kapa (kappa) “K”, k = c = qu Kaph (k). Também utilizada em palavras com som de "qu".
Em grego arcaico seu nome era escrito dessa forma "Ekáth".
Então o nome correto hoje, se escreve como HEKATE.
Como se seguem nas regras da ortografia da língua portuguesa, nomes próprios não podem ser transliterados , pois as letra como K e W e Y fazem parte do nosso alfabeto.Exemplo você foi registrado como Ygor, pela regra não se pode transliterar para Igor é um nome próprio.
Teimosos a parte, as regras estão ai para serem consultadas.
E a pronúncia ficou a do "Latim" que era "curta" na forma fonética de (Hê-câ-tê).
Hekate, se torna a mãe e senhora das bruxas(os), Senhora das Almas, com sua rica simbologia e múltiplas funções no mundo espiritual e cargos do submundo.
É uma deusa que acolhe as mais profundas transformações no ego humano e nas raízes da humanidade.
Os trabalhadores dos cultos de Hekate, hoje se auto denominam de "hecatinos", não sabemos por falta de documentos e provas históricas, se essa nomenclatura era utilizada por seguidores primitivos de seu culto. Aqueles que por livre vontade e conexão em ligação da sua personalidade, com a desta deusa triodíte, que pode vislumbrar os aspectos do passado, presente e futuro.
Hekate, não é uma deusa "sangrenta " como já houveram menções' , mas os locais de derramamento de sangue atraem sua presença. Isso sem dúvidas.
Talvez porque o sangue represente o poder criador da vida, e onde o sangue esta sendo derramado, uma vida esta se perdendo, e uma alma sendo liberada, por vontade própria ou não.
Hekate pode estar lá para conduzir essa "alma" na sua jornal invernal ao submundo .
Sua história e seus cultos revelam o grande respeito, que tanto homens quanto deuses nutriam por essa venerada divindade titânica.
Chamada entre os seus muitos nomes de a Mãe da Escuridão, Mother of Darkness, mas também a acolhedora Mother of Light, Mãe da Luz.
Mas o que é a escuridão, se não a mais "profunda ignorância" em que se encontra a mente, e o coração do homem?
Quando Hekate nos atrai, ela deseja nos " iluminar" com suas tochas, que são os antigos símbolos da sabedoria (Sofia).
Assim como no mito de "Prometeu" que trouxe o "fogo sagrado" dos deuses que era proibido ainda aos homens ou a (sabedoria), ela tem esta qualidade.
Ao contrário de Prometeu que foi condenado e castigado com uma" tortura eterna" pelos outros deuses. Hékate como uma divindade a quem o próprio" Zeus" recorreu em auxilio na guerra contra temidos titãs. Ela é por demais poderosa para ser julgada , mesmo que seja por outros deuses.
Na verdade ela ocupa a posição de Alta Juíza, Axis Mundi ( Coluna do Mundo) onde os deuses podem se aconselhar.
Os hecatinos, compreendendo a essência desta grandiosa deusa , não temem seus símbolos, que tantos outros guardam em temor extremo. A morte, os crânios, as serpentes as faces de bestas, nas quais por vezes é representada, ou mesmo os cemitérios, campos santos e necrópoles, onde ela é a guardiã das almas.
Nos caminhos trívios (encruzilhadas) que ela comanda, nos aspectos do passado, presente e futuro.
Não há o que temer de Hekate, assim como não há o que temer da sabedoria.
Devemos temer a escuridão da ignorância, á essa sim, devemos temer!
Os temerosos e temerários incautos dos cultos e ritos de Hekate, ou os que a tem como "deusa sangrenta" ou cruel, creio ainda se encontram nessa dicotomia de luz e trevas.
Hekate é a condutora e guardiã das almas, uma transformadora desses espíritos.
Ganhou da "Rainha do Submundo" de Perséfone esse titulo e atributos.
Uma deusa que trabalha a força da justiça sem favorecimentos.
No caso se eu sou um cultuador de Hekate ou um hecatino, estou ciente de como ela trabalha.
Justa, honesta e imparcialmente, não favorecendo ou desfavorecendo a ninguém , muito menos aos seus cultuadores. O culto a sua divindade é a forma de aumentar nossa conexão de trabalho, com as suas forças transformadoras e de abertura de caminhos espirituais e materiais. É ter a sua proteção e auxilio quando chamarmos por ela. Como filhos pela proteção materna.
Hekate assistiu a Deméter em sua busca de sua filha perdida Prosérpina , guiando-a através das noites mais escuras com suas tochas incandescente de fogo azulado.
Após ter junto de Hermes , intermediado o reencontro de mãe e filha no submundo governado pelo deus Hades.
Ela foi nomeada ministra de Perséfone e guia das almas do submundo.
Quando rainha do submundo pelo casamento com Hades. Prosérpina (versão romana) ganha outro nome o (grego , Perséfone ou Koré ).
Dois contos de metamorfoses descrevem as origens de seus animais familiares:
A cadela negra e a doninha . A cadela negra foi originalmente retirado do mito do cavalo de Tróia como a Rainha Hekabe, que saltou para o mar após a queda de Troia e foi transformado pela deusa em uma cadela negra.
A doninha era originalmente a bruxa Gale que foi transformada por Hékate nesse animal, para puni-la por sua desobediência à deusa.
Outros dizem que foi Galinthias, a curandeira de Alkmene, transformada pela raiva da feiticeira Eileitia , mas que foi recebida por Hekate como um de seus animais.
Hekate , (de pronúncia curta e rápida) ( Hê-câ-tê) até hoje é uma divindade das mais misteriosas, que segundo a tradição mais
comum, era filha dos Titãs, Persaeus ou Perses e Astéria, de onde ela era
chamada de Perseis.
Sendo uma Titã, que
desde os tempos primordiais , governou no céu, na terra e no
mar, e que concedeu a riqueza e vitória aos mortais. Assim como
sabedoria, boa sorte para marinheiros e caçadores e prosperidade
para os jovens e os rebanhos de gado, mas todas estas bênçãos
podiam ser retiradas por ela, se os mortais não merecem.
Ela foi a única entre os Titãs que manteve esse poder sob o domínio de Zeus.
E ela foi homenageada e honrada por todos os deuses imortais do Olimpo, por ordem do próprio Zeus.
Hekate nunca possui um templo exclusivamente dedicado a ela, mas praticamente todos os templos dos outros deuses possuíam no seu interior um altar dedicado somente a ela.
Como Senhora dos Caminhos e da magia, tudo deveria ser ofertado de alguma forma , primeiro à Hekate, antes da abertura de qualquer outro ritual ou sagração.
Este amplo poder
possuído por Hekate foi provavelmente demonstrado quando os gigantes
titãs, confrontaram a guerra contra os deuses do céu Olímpico.
No curso da batalha Hekate enfrenta o mais perigoso dos gigantes titãs que era Klytios, com o fogo sagrado de suas duas tochas, que nunca se apagavam. Impiedosamente e sem nenhum medo, Hekate destrói o titã Klytios ,e crava neles suas tochas como lanças.
Em seguida, durante
nove dias e noites, Deméter vagou sobre a terra com uma pequena lâmpada em suas mãos, e em sofrimento jurou nunca mais provaria da
ambrosia e da doçura dos néctares, nem seu corpo seria refrescado com
água. Enquanto Prosérpina não retornasse aos seus braços maternos.
Os Oráculos caldeus fizeram de Hekate “a mãe das tempestades , de brilho resplandecentes”, em suma, uma entidade que “desceu de Zeus”, associado aos “raios implacáveis” dos deuses, e também com a “flor de fogo”, e com o “sopro poderoso” do intelecto paterno.
Por esta razão ela carrega e transmite o fogo celeste, sendo pois a divindade suprema do avivamento natural, ou Ignis Naturans.
Eis a razão de o ventre de Hekate ser notavelmente fértil , pois ele é preenchido com o fogo do intelecto paterno, a fonte da vida ou a força do pensamento, que é o seu mistério transmitir e disseminar.
Hekate foi forjada como uma titã, tida como filha de Perses e Astéria.
A principio era um divindade da Trácia Oriental, mas especificamente da região onde hoje é a Turquia. Uma Deusa do fogo e dos partos a principio. Sua figura imigrou e teve grandes transformações na Grécia e Roma, e sua maior referencia se deu na Teogonia de Hesiodo, é um poema épico que detalha a origem e genealogia dos deuses gregos. A data de composição (c. -700) é tão imprecisa quanto a data em que o poeta deve ter vivido. A ideia em si não é original, pois já havia sido desenvolvida pelos egípcios (séc. -XXIV), pelos babilônios (-2000/-1500) e pelos hititas (-1400/-1200) muitos anos antes. Hesíodo, no entanto, foi o primeiro a sistematizar os antigos mitos da criação e a organizar os mitos gregos numa sequência lógica. De certa forma, a Teogonia é o mais antigo tratado de mitologia grega que chegou até nós. O poeta pretendia contrastar a "desordem" do cosmo durante o domínio dos deuses primordiais e dos titãs, com a "ordem" cósmica que imperava em seus dias, determinada por Zeus e pelos demais deuses olímpicos. Segundo a cronologia hesiódica, os deuses olímpicos pertenciam à 3ª geração e eram governados por Zeus, cuja história se desenvolve em boa parte do poema. Hesíodo, no entanto, vai além da simples enumeração e habilmente entremeia a árida sucessão de deuses e deusas com raros, curtos mas elucidativos trechos dos antigos mitos.O poema tem 1022 versos hexâmetros e ocupa 39 páginas da edição de Evelyn-White (1920), na qual se baseia o resumo. O narrador é o próprio poeta. Nos versos 617-721 é descrita a titanomaquia, luta entre Zeus e os titãs pelo domínio do mundo. Auxiliado entre outros por seus irmãos Hades, Posídon,e pelos ciclopes. Zeus vence os titãs e os prende no Tártaro, descrito juntamente com o mundo subterrâneo nos versos 722-819. Hekate aparece na luta contra seus irmãos titãs. No Curso da Batalha Hekate enfrenta o "Mais Perigoso" dos gigantes titãs que era Klytios e mata com suas tochas. Nos ritos dos Mistérios de Elêusis. Este culto de base agrícola prometia aos seus iniciados um além-vida abençoado. Prosérpina, era intitulada Koré (a Donzela) enquanto deusa da abundância na Primavera. Uma vez, enquanto brincava com suas companheiras ninfas nos prados floridos da Sicília, foi raptada pelo Deus Hades e levada ao submundo, como sua noiva. Sua mãe, Deméter, desesperada, procurou-a por todo o mundo em companhia de Hekate, que empunhava suas tochas. Hermes, ajudou a intermediar o acordo da devolução de Prosérpina, que após seu casamento sagrado com Hades, se chamou Persephonê, Destruidora? Exterminadora? Hermes, Mensageiro por excelência entre os mundos, principalmente entre o mundo dos vivos, dos deuses e dos subterrâneos, e portanto dos mortos. Hermes era também o deus da pecuária, dos caminhos, das encruzilhadas, dos viajantes, dos ladrões e dos comerciantes (sem ironia implícita), da hotelaria, da escrita, da persuasão, dos mensageiros, da astúcia e dos ardis, das competições esportivas, dos ginásios, da Astronomia e da Astrologia. Era também o representante pessoal e arauto de Zeus. Imberbe ou barbado, é representado sempre com sua varinha de arauto, o caduceu (kerkeion em grego), botas aladas e a clâmide, e às vezes também o chapéu típico dos viajantes, porém alado, representando sua rapidez. Tributos que depois passaram a ser de Hekate como, Senhora dos Mortos, Ministra do Submundo, dos caminhos, das encruzilhadas, dos viajantes, dos mistérios e da magia. Hermes passou a ser um deus com menos atributos, ou seja, muito foram "delegados" a Hekate como prêmio por sua fidelidade a Zeus. Hermes fica ainda como mensageiro dos deuses, e Deus da sabedoria e magia. Agora, conduzir os mortos e almas são responsabilidade de Hekate, tanto em suas passagens, quanto em sua guarda no submundo.
Salve... HE CATE!
Hekate é a deusa da magia, feitiçaria, da noite, da lua, das almas e da necromancia.
Ela era a única filha de Perses e Astéria, dois Titãs de quem ela recebeu o seu poder sobre o céu, terra e mar. Hekate é uma titã, mas é sempre mencionada como deusa.
Até mesmo os próprios deuses, temiam a grande força dos titãs.
Qual é a forma correta de escrever o nome de Hekate?
Verificando a existência de várias dúvidas.
Como se escreve o nome de "Hekate" com "C "ou com "K", com ou sem acentuação?
O nome" Hekate" vem do grego, os gregos não usavam a letra "C" era usada a décima letra do alfabeto grego que era o" K" ou também chamada de letra Kapa (kappa) “K”, k = c = qu Kaph (k). Também utilizada em palavras com som de "qu".
Em grego arcaico seu nome era escrito dessa forma "Ekáth".
Então o nome correto hoje, se escreve como HEKATE.
Como se seguem nas regras da ortografia da língua portuguesa, nomes próprios não podem ser transliterados , pois as letra como K e W e Y fazem parte do nosso alfabeto.Exemplo você foi registrado como Ygor, pela regra não se pode transliterar para Igor é um nome próprio.
Teimosos a parte, as regras estão ai para serem consultadas.
E a pronúncia ficou a do "Latim" que era "curta" na forma fonética de (Hê-câ-tê).
Hekate, se torna a mãe e senhora das bruxas(os), Senhora das Almas, com sua rica simbologia e múltiplas funções no mundo espiritual e cargos do submundo.
É uma deusa que acolhe as mais profundas transformações no ego humano e nas raízes da humanidade.
Os trabalhadores dos cultos de Hekate, hoje se auto denominam de "hecatinos", não sabemos por falta de documentos e provas históricas, se essa nomenclatura era utilizada por seguidores primitivos de seu culto. Aqueles que por livre vontade e conexão em ligação da sua personalidade, com a desta deusa triodíte, que pode vislumbrar os aspectos do passado, presente e futuro.
Hekate, não é uma deusa "sangrenta " como já houveram menções' , mas os locais de derramamento de sangue atraem sua presença. Isso sem dúvidas.
Talvez porque o sangue represente o poder criador da vida, e onde o sangue esta sendo derramado, uma vida esta se perdendo, e uma alma sendo liberada, por vontade própria ou não.
Hekate pode estar lá para conduzir essa "alma" na sua jornal invernal ao submundo .
Sua história e seus cultos revelam o grande respeito, que tanto homens quanto deuses nutriam por essa venerada divindade titânica.
Chamada entre os seus muitos nomes de a Mãe da Escuridão, Mother of Darkness, mas também a acolhedora Mother of Light, Mãe da Luz.
Mas o que é a escuridão, se não a mais "profunda ignorância" em que se encontra a mente, e o coração do homem?
Quando Hekate nos atrai, ela deseja nos " iluminar" com suas tochas, que são os antigos símbolos da sabedoria (Sofia).
Assim como no mito de "Prometeu" que trouxe o "fogo sagrado" dos deuses que era proibido ainda aos homens ou a (sabedoria), ela tem esta qualidade.
Ao contrário de Prometeu que foi condenado e castigado com uma" tortura eterna" pelos outros deuses. Hékate como uma divindade a quem o próprio" Zeus" recorreu em auxilio na guerra contra temidos titãs. Ela é por demais poderosa para ser julgada , mesmo que seja por outros deuses.
Na verdade ela ocupa a posição de Alta Juíza, Axis Mundi ( Coluna do Mundo) onde os deuses podem se aconselhar.
Os hecatinos, compreendendo a essência desta grandiosa deusa , não temem seus símbolos, que tantos outros guardam em temor extremo. A morte, os crânios, as serpentes as faces de bestas, nas quais por vezes é representada, ou mesmo os cemitérios, campos santos e necrópoles, onde ela é a guardiã das almas.
Nos caminhos trívios (encruzilhadas) que ela comanda, nos aspectos do passado, presente e futuro.
Não há o que temer de Hekate, assim como não há o que temer da sabedoria.
Devemos temer a escuridão da ignorância, á essa sim, devemos temer!
Os temerosos e temerários incautos dos cultos e ritos de Hekate, ou os que a tem como "deusa sangrenta" ou cruel, creio ainda se encontram nessa dicotomia de luz e trevas.
Hekate é a condutora e guardiã das almas, uma transformadora desses espíritos.
Ganhou da "Rainha do Submundo" de Perséfone esse titulo e atributos.
Uma deusa que trabalha a força da justiça sem favorecimentos.
No caso se eu sou um cultuador de Hekate ou um hecatino, estou ciente de como ela trabalha.
Justa, honesta e imparcialmente, não favorecendo ou desfavorecendo a ninguém , muito menos aos seus cultuadores. O culto a sua divindade é a forma de aumentar nossa conexão de trabalho, com as suas forças transformadoras e de abertura de caminhos espirituais e materiais. É ter a sua proteção e auxilio quando chamarmos por ela. Como filhos pela proteção materna.
Hekate assistiu a Deméter em sua busca de sua filha perdida Prosérpina , guiando-a através das noites mais escuras com suas tochas incandescente de fogo azulado.
Após ter junto de Hermes , intermediado o reencontro de mãe e filha no submundo governado pelo deus Hades.
Ela foi nomeada ministra de Perséfone e guia das almas do submundo.
Quando rainha do submundo pelo casamento com Hades. Prosérpina (versão romana) ganha outro nome o (grego , Perséfone ou Koré ).
Dois contos de metamorfoses descrevem as origens de seus animais familiares:
A cadela negra e a doninha . A cadela negra foi originalmente retirado do mito do cavalo de Tróia como a Rainha Hekabe, que saltou para o mar após a queda de Troia e foi transformado pela deusa em uma cadela negra.
A doninha era originalmente a bruxa Gale que foi transformada por Hékate nesse animal, para puni-la por sua desobediência à deusa.
Outros dizem que foi Galinthias, a curandeira de Alkmene, transformada pela raiva da feiticeira Eileitia , mas que foi recebida por Hekate como um de seus animais.
Hekate era
geralmente representada em pintura de vasos gregos como uma mulher comum, (sem as três cabeças) , sem as faces assustadoras, apenas segurando um par de tochas, de uma forma bem humana e muito simples.
Às vezes, ela estava vestida com uma saia de "solteira" na altura do joelho e sandálias de caça, muito parecida com representações da deusa Artemis.
Às vezes, ela estava vestida com uma saia de "solteira" na altura do joelho e sandálias de caça, muito parecida com representações da deusa Artemis.
Nas esculturas gregas mais recente Hekate passou a ser freqüentemente retratada em sua forma
tríplice como uma deusa das encruzilhadas.
Hekate foi
identificado e associada com várias outras deusas, incluindo Artemis e Selene
(Lua), Arkadian Despoine a deusa do mar Krataeis , a deusa da
Khersonese Taurian (de Skythia), a Kolkhian Perseis , e Ifigênia
Argive, as trácias deusas Bendis e Kotys , Euboian Maira (a
estrela-cão), Eleusinian Daeira e a Boiotian Nymphe Herkyna .
Outros chegaram a
descrevê-la como filha de" Zeus e Deméter" e afirmam que ela foi
enviada por seu pai em busca de Perséfone, que nesta versão seria sua irmã.
E outros, afirmam que ela era filha de Leto ou Tártaro.
Segundo as tradições mais genuínas, ela parece ter sido uma divindade provinda da antiga Trácia Oriental.
E outros, afirmam que ela era filha de Leto ou Tártaro.
Segundo as tradições mais genuínas, ela parece ter sido uma divindade provinda da antiga Trácia Oriental.
A Trácia
Oriental ou Trácia Turca é a parte da moderna república da
Turquia, que fica no continente Europeu.
A região da Trácia hoje é dividida entre Turquia, Grécia e a Bulgária.
A região da Trácia hoje é dividida entre Turquia, Grécia e a Bulgária.
Ela foi a única entre os Titãs que manteve esse poder sob o domínio de Zeus.
E ela foi homenageada e honrada por todos os deuses imortais do Olimpo, por ordem do próprio Zeus.
Hekate nunca possui um templo exclusivamente dedicado a ela, mas praticamente todos os templos dos outros deuses possuíam no seu interior um altar dedicado somente a ela.
Como Senhora dos Caminhos e da magia, tudo deveria ser ofertado de alguma forma , primeiro à Hekate, antes da abertura de qualquer outro ritual ou sagração.
Oferendas para Hékate
Ela também ajudou os
deuses em sua guerra com os Gigantes Titãs do Tártaro, e foi ela quem matou o
mais terríveis gigantes chamado de Klytius. ( Hes. Teog.
411-452 ).
Para defender o poderoso soberano do Olimpo, Zeus.
Para defender o poderoso soberano do Olimpo, Zeus.
No curso da batalha Hekate enfrenta o mais perigoso dos gigantes titãs que era Klytios, com o fogo sagrado de suas duas tochas, que nunca se apagavam. Impiedosamente e sem nenhum medo, Hekate destrói o titã Klytios ,e crava neles suas tochas como lanças.
Hekate aparece em uma série de pinturas em vasos
antigos, na cena em que luta contra esse gigante titã com suas tochas.
Razão pela qual
posteriormente ela foi confundida e identificada com diversas outras
divindades, e finalmente tornou-se uma deusa, para quem mistérios
eram celebrados em Samotrácia e em Aegina.
Por ser como uma
rainha de toda a natureza, a encontramos identificada com Deméter,
Rhea (Cibele ou Brimo), sendo uma caçadora e protetora da
juventude, ela é representada como Artemis (Curotrophos), e como uma
deusa da lua. Ela já foi considerada como uma face de Perséfone .
Sequestro de Perséfone por Hades
Ela foi ainda
mais conectada com a adoração de divindades , como o Cabeiri e
Curetes, e também com Apolo e as Musas.
O motivo das confusões acima mencionadas com suas identificações, são especialmente as referidas com Deméter e Prosérpina, contida no" hino homérico" a Deméter, pois, de acordo com este hino, ela era, além de Hélios a divindade única que, a partir de sua caverna, percebeu o rapto de Prosérpina.
Com uma tocha na mão, ela acompanhou Deméter na busca de sua filha Prosérpina, e quando ela foi encontrada, Hekate permaneceu com ela, como sua ministra e companheira.
O motivo das confusões acima mencionadas com suas identificações, são especialmente as referidas com Deméter e Prosérpina, contida no" hino homérico" a Deméter, pois, de acordo com este hino, ela era, além de Hélios a divindade única que, a partir de sua caverna, percebeu o rapto de Prosérpina.
Com uma tocha na mão, ela acompanhou Deméter na busca de sua filha Prosérpina, e quando ela foi encontrada, Hekate permaneceu com ela, como sua ministra e companheira.
Ela torna-se assim uma divindade que reina plena no mundo inferior dos mortos.
Ela é descrita com essa capacidade como uma divindade poderosa e temível, com poder de decisão sobre o destino das almas dos mortos, ela é a deusa da purificações e expiações, e é acompanhada por cadelas, lobas e porcos.
Há uma outra característica muito importante, que surgiu da ideia já do (Cristianismo) de ela ser uma divindade infernal, ou seja, ela foi considerada como um ser espectral, que à noite, era enviada a partir do mundo inferior com vários tipos de demônios e fantasmas terríveis, que ensinou feitiçaria e a magia, que habitava em lugares onde duas estradas se cruzavam, em túmulos, e perto do sangue de pessoas assassinadas.
Ela é descrita com essa capacidade como uma divindade poderosa e temível, com poder de decisão sobre o destino das almas dos mortos, ela é a deusa da purificações e expiações, e é acompanhada por cadelas, lobas e porcos.
Há uma outra característica muito importante, que surgiu da ideia já do (Cristianismo) de ela ser uma divindade infernal, ou seja, ela foi considerada como um ser espectral, que à noite, era enviada a partir do mundo inferior com vários tipos de demônios e fantasmas terríveis, que ensinou feitiçaria e a magia, que habitava em lugares onde duas estradas se cruzavam, em túmulos, e perto do sangue de pessoas assassinadas.
Ela mesma também perambula com as
almas dos mortos, e sua abordagem é anunciada pelo choramingar e
uivos de cães.
Uma série de epítetos dado a ela pelos poetas podem conter alusões a estas características de sua crença popular ou a sua forma.
Ela é por vezes descrita como de aparência terrível, tanto com três corpos ou três cabeças, a de um Égua, a de uma Loba, e a terceira de uma Serpente. Sempre os animais são fêmeas.
Uma série de epítetos dado a ela pelos poetas podem conter alusões a estas características de sua crença popular ou a sua forma.
Ela é por vezes descrita como de aparência terrível, tanto com três corpos ou três cabeças, a de um Égua, a de uma Loba, e a terceira de uma Serpente. Sempre os animais são fêmeas.
Em muitas obras de arte, ela foi algumas vezes
representada como um único ser, mas às vezes também como um
monstro de três cabeças e três braços.
Além de Samotrácia e Aegina, encontramos menção expressa de sua adoração em Argose em Atenas, onde havia um santuário sob o nome de Hekate Epipurgidia, na acrópole, não muito longe do templo de Nice.
Pequenas estátuas ou representações simbólicas de Hekate ou (Hekataia) como eram chamadas,eram muito numerosas, especialmente em Atenas, onde se encontravam em casas, em pontos onde duas estradas se cruzavam, e seria o local em que as pessoas consultavam Hekate como oráculo.
Além de Samotrácia e Aegina, encontramos menção expressa de sua adoração em Argose em Atenas, onde havia um santuário sob o nome de Hekate Epipurgidia, na acrópole, não muito longe do templo de Nice.
Pequenas estátuas ou representações simbólicas de Hekate ou (Hekataia) como eram chamadas,eram muito numerosas, especialmente em Atenas, onde se encontravam em casas, em pontos onde duas estradas se cruzavam, e seria o local em que as pessoas consultavam Hekate como oráculo.
Andando pelas estradas à noite ou visitando cemitérios durante a fase escura da lua, a deusa Hekate era descrita como brilhante ou luminosa.
Em outras lendas, ela é praticamente invisível, talvez apenas vislumbrada como uma luz.
Talvez tenha sido essa qualidade luminosa que marcou Hekate como uma "deusa da lua", pois ela parecia muito à vontade sobre a terra.
Alguns estudiosos acreditam que é também porque sua mãe era Astéria (a deusa Titã da Luz Brilhante ou "Estrela") ou talvez tenha sido porque ela sensatamente sempre carregava uma tocha em suas viagens.
Atributos de Hekate: Iluminar e Proteger.
Talvez tenha sido essa qualidade luminosa que marcou Hekate como uma "deusa da lua", pois ela parecia muito à vontade sobre a terra.
Alguns estudiosos acreditam que é também porque sua mãe era Astéria (a deusa Titã da Luz Brilhante ou "Estrela") ou talvez tenha sido porque ela sensatamente sempre carregava uma tocha em suas viagens.
Atributos de Hekate: Iluminar e Proteger.
No final de cada
mês, ela era ofertada com vários pratos de alimentos nos pontos onde
duas estradas se cruzavam, e este alimento podia ser consumido por
pessoas pobres.
Os sacrifícios oferecidos se chamavam hecatesias ou deipnom, e consistiam entre outros pratos mais comuns os de carne de cordeiro, porco e peixe com muitas ervas aromáticas, ovos cozidos, frutas cítricas e de outros pratos bem "específicos" como "cadelas negras cobertas com mel" .
Os sacrifícios oferecidos se chamavam hecatesias ou deipnom, e consistiam entre outros pratos mais comuns os de carne de cordeiro, porco e peixe com muitas ervas aromáticas, ovos cozidos, frutas cítricas e de outros pratos bem "específicos" como "cadelas negras cobertas com mel" .
Na teogonia de Hesíodo
ela é referida como a filha do Titã Perser da Titã Astéria.
No Hino Homérico a
Deméter ela é chamada de "Hekate a de "Penteado Brilhante", a
filha de Persaios".
Nyx (Noite) como a
mãe de Hekate era provavelmente identificado com a Astéria .
Hekate foi descrita algumas vezes como uma deusa virgem, semelhante a Ártemis, mas há contradições em vários relatos sobre essa suposta virgindade.
Na arte, ela era
freqüentemente retratada com um vestido de solteira curto na altura do
joelho.
Hekate às vezes era
identificada com Krataeis, a mãe do titã Skylla um enorme monstro marinho.
Ela também foi intitulada de Skylakagetis. (Líder dos cães).
Quando aparecia junto com a Deusa Athena, era sempre cavalgava um dragão marinho, possivelmente era seu filho titã Skylla.
Ela também foi intitulada de Skylakagetis. (Líder dos cães).
Quando aparecia junto com a Deusa Athena, era sempre cavalgava um dragão marinho, possivelmente era seu filho titã Skylla.
Quando Prosérpina foi
sequestrada por Hades ela gritou estridentemente, mas nenhum imortal
ou mortal ouviu seu grito a não ser dois deles. Hekate de sua caverna oculta, e o deus
do Sol Hélios do céu.
Quando a décima aurora já chegava. Hekate, apareceu com suas tocha nas mãos, reuniu-se a Deméter e ela perguntou-lhe notícias de sua filha.
_Eu Deméter , portador de estações do ano e doadora de boas dádivas, lhe pergunto e diga-me se sabes?_
Qual deus, homem ou mortal me tem arrebatado Prosérpina, e transpassado com tamanha tristeza o meu coração ?
Hekate diz:
Qual deus, homem ou mortal me tem arrebatado Prosérpina, e transpassado com tamanha tristeza o meu coração ?
Hekate diz:
_Porque eu ouvi o seu grito, mas não vi com meus olhos, quem a levou!
Eu porém vos digo realmente, é logo tudo o que sei. "
Assim, então, disse Hekate:
Eu porém vos digo realmente, é logo tudo o que sei. "
Assim, então, disse Hekate:
_ Vamos subamos até Hélios (o Sol), que é vigia de ambos os deuses e
os homens, e ficou na frente de seus cavalos, e da deusa brilhante
perguntou-lhe ".
Hélios o Deus Sol , confessa que
virá o deus do submundo, Hades sequestrando sua filha Prosérpina.
Hélios o Deus Sol
Hekate guia Deméter
até os reinos e portais do submundo de Hades, para que ela possa abraçar e resgatar a sua amada filha. Com o auxílio do astuto deus da magia Hermes, eles seguem até as passagens ao submundo.
Prosérpina porém havia sofrido a sedução de Hades e ao comer a romã a fruta do casamento, mesmo que provando apenas algumas sementes, ela se torna sua esposa e a" Rainha do Submundo".
Ficando presa aos laços do "matrimônio magico", ao seu agora esposo Hades.
Após os acontecimentos dos mistérios Elêusis. Um acordo intermediado por Hermes com
Hades é feito!
Ficando então Perséfone seis meses no submundo, o outono e inverno, e outros seis meses do ano na terra com sua mãe Deméter, a primavera e verão com o nome de Prosérpina, ela então é devolvida aos braços de Deméter.
Ficando então Perséfone seis meses no submundo, o outono e inverno, e outros seis meses do ano na terra com sua mãe Deméter, a primavera e verão com o nome de Prosérpina, ela então é devolvida aos braços de Deméter.
Hekate aparece como ministra e companheira de Perséphone, quando ela tem que voltar a descer ao submundo com seu marido Hades".
Hekate é uma deusa do submundo
trazida à Grécia pela Trácia das selvas de Caria, às margens da
Anatólia antiga.
Um culto popular venerando-a como uma deusa do parto e do fogo que surgiu na Grécia antiga e foi integrado no seu panteão de seus deuses.
Um culto popular venerando-a como uma deusa do parto e do fogo que surgiu na Grécia antiga e foi integrado no seu panteão de seus deuses.
Em Alexandria depois de Ptolomeu,
ela adquiriu um tom mais obscuro na reputação como uma deusa da
magia, tornando-se a "A Rainha dos Fantasmas", disfarce que
ela desempenhou em um papel na obra de "Shakespeare" e para sempre
ficou associada com o lado mais selvagem do paganismo.
Os Festivais de Hekate ou Hecatesias
Novembro é o mês em que o Dia de
Hékate na Encruzilhada é celebrado.
Hékate era adorada por ambos os
gregos e os romanos, que tinham seus próprios festivais dedicados a
ela.
Os gregos observaram dois dias
sagrados para Hekate:
a Lua de Hekate, no dia 13 de agosto e no Dia de Hekate na Encruzilhada, no dia 30 de novembro.
a Lua de Hekate, no dia 13 de agosto e no Dia de Hekate na Encruzilhada, no dia 30 de novembro.
Os romanos observaram o dia 29 de
cada mês como o seu dia sagrado.
Altar romano dedicado a Hekate
A Magia de Hekate
Como uma deusa da feitiçaria, Hekate
tornou-se o princípio da divindade proibida e da magia negra.
Do mito
grego antigo e do greco-egípcio existiram papiros com o nome Corpus
de Magia Hecateana.
Cânticos selvagens do Askei kataski Eron Oréon IOR mega-semnuêr bauï e phorba Phorba breimôazziebua foram usados em seu nome.
Cânticos selvagens do Askei kataski Eron Oréon IOR mega-semnuêr bauï e phorba Phorba breimôazziebua foram usados em seu nome.
Considerada uma Deusa da Magia e Bruxaria.
Foi invocada para fazer magias profundas e poderosas.
Hekate era conhecida por seus dons de profecia, a sua visão clara e seu conhecimento das artes ocultas.
Ela pode ver através da escuridão, e chamar de volta o passado e revelar o futuro.
Ela concede aos humanos os sonhos e visões.
Ela é particularmente habilidosa e associada com a vidência, e olhando para a escuridão encontra todas as respostas. Porque ela está numa encruzilhada, onde ela pode olhar para o passado, presente e vislumbrar o futuro.
Seus adoradores praticam seu ritual, nas horas mais escuras da noite e colocam comidas para ela como oferendas.
Estas oferendas eram conhecida como a Ceia de Hékate ou Deipnom.
Ela pode ver através da escuridão, e chamar de volta o passado e revelar o futuro.
Ela concede aos humanos os sonhos e visões.
Ela é particularmente habilidosa e associada com a vidência, e olhando para a escuridão encontra todas as respostas. Porque ela está numa encruzilhada, onde ela pode olhar para o passado, presente e vislumbrar o futuro.
Seus adoradores praticam seu ritual, nas horas mais escuras da noite e colocam comidas para ela como oferendas.
Estas oferendas eram conhecida como a Ceia de Hékate ou Deipnom.
Como todas as deusas do submundo Hekate é incompreendida, pois as deusas do submundo representam deusas de transformação. As almas eram conduzidas ao submundo para passar por um processo de transformação e crescimento espiritual, e não para sofrimento em tormentos infernais.
As deusas do submundo também foram chamadas de Madonas Negras, pois muitas eram entalhadas em pedras ou madeiras escuras para representar a escuridão e o submundo.
As deusas do submundo também foram chamadas de Madonas Negras, pois muitas eram entalhadas em pedras ou madeiras escuras para representar a escuridão e o submundo.
Hékate é uma guardiã, das encruzilhadas, essas deusas eram chamadas de trioditis, protetora das estradas e entradas para manter fora os maus espíritos. Ela é uma deusa de justiça e expiação e purificação. Podemos nos relacionar com ela hoje como uma figura guardiã do nosso inconsciente, segurando a chave para a sombra dentro de nós e levando tochas para iluminar o caminho para o nosso interior.
O porque da encruzilhada?
Em muitas culturas, os misticos acreditam que no encontro de dois caminhos(encruzilhadas) existe
O porque da encruzilhada?
Em muitas culturas, os misticos acreditam que no encontro de dois caminhos(encruzilhadas) existe
um
portal que permite que os seus ancestrais venham para a terra ,
porque a encruzilhada sendo a
interseção de dois caminhos forma um portal para a terra quando solicitado . Em
quase todas as
culturas
a Cruz representa uma ligação com o elo divino. Existem formas
corretas de se cultuar as
divindades”
Triodítes” em uma encruzilhada devemos procurar saber quais
entidades se alojaram..
No
religião voo doo se tem a encruzilhada como ponte com os ancestrais,
representadas nos
desenhos
veves símbolos mágicos de “evocação “dos loas onde se
colocam as oferendas.
Alguns elementos de Hekate são:
Cores: vermelho, dourado, preto, roxo, branco, azul e cinza.
Símbolos: Tocha, cão, cobras, corujas, caldeirões, chaves, adaga, corda, correntes, pregos, moedas, crânios, sapos, rãs e chifres.
Árvores: O Salgueiro, Carvalho e a Aroeira.
Elementos: Terra, água, fogo e ar
Metal – Prata e Cobre
Pedras: Onix, Pedra da lua e Turmalina negra.
Perfume: Mirra e Absinto.
Incenso: de Absinto.
Oferendas: Cebola, alho, asa de borboleta, pena de coruja, flor de estramônio, pão, ovos cozidos, moedas, todas as ervas aromáticas, frutas cítricas, peixe , porco e cordeiro cozidos.
Ervas: salgueiro, teixo, mandrágora, cíclame, menta, cipreste, tamareira, gergelim , gengibre e dente-de-leão.
Ervas: salgueiro, teixo, mandrágora, cíclame, menta, cipreste, tamareira, gergelim , gengibre e dente-de-leão.
Em Roma, muitos dos sacerdotes de Hekate em seus bosques sagrados eram ex-escravos que haviam sido liberados para trabalhar em seu serviço.
A deusa Hekate era frequentemente acompanhada em suas viagens por uma coruja, símbolo da sabedoria. Não é realmente conhecida como uma deusa da sabedoria, mas, Hekate é, todavia, reconhecida por um tipo especial de conhecimento e é considerada a deusa da trívia.
A deusa Hekate era frequentemente acompanhada em suas viagens por uma coruja, símbolo da sabedoria. Não é realmente conhecida como uma deusa da sabedoria, mas, Hekate é, todavia, reconhecida por um tipo especial de conhecimento e é considerada a deusa da trívia.
Quando se aprende a trabalhar com Hekate, a pessoa deve estar disposta a sacrificar-se sobre o altar interior para ganhar sua autotransformação. Este é um sacrifício espiritual, uma vontade de desistir de hábitos negativos, tendo tempo para a meditação e ritual, sendo gentil e compreensivo para os outros, e abrir-se a novas formas de pensamento e entendimento espiritual.
Através caldeirão de Hekate, o útero da deusa negra, devemos olhar para o nosso verdadeiro eu, a natureza dos nossos motivos e os resultados de nossas ações, porque só quando olhamos para dentro da escuridão do seu caldeirão (ventre negro) podemos ver a luz.
Hekate rege as transições da vida.
Através caldeirão de Hekate, o útero da deusa negra, devemos olhar para o nosso verdadeiro eu, a natureza dos nossos motivos e os resultados de nossas ações, porque só quando olhamos para dentro da escuridão do seu caldeirão (ventre negro) podemos ver a luz.
Hekate rege as transições da vida.
Ela é a guardiã das portas, ela cuida do nascimento e da morte e ela orienta o iniciado que se atreve a passar entre os mundos. Hekate nos guia através das fronteiras do além, porque o cruzamento é terrível, ela é muitas vezes temida por essa associação. Se honramos Hekate, ela servirá como uma guia para as mudanças mais difíceis e traumáticas que podemos passar. Ela nos guia pela NEA, noite escura da alma.
Hekate é impressionante e terrível para nós, porque ela representa todas as coisas que tememos ou mantemos escondido. Ou seja a nossa própria sombra, que desejamos ocultar.
Sua principal área de trabalho como deusa do submundo, da noite e da escuridão é o inconsciente.
Antes do cristianismo, no entanto, o submundo não era o lugar que é considerado hoje. Era o lugar de descanso e transformação dos mortos.
Hekate é impressionante e terrível para nós, porque ela representa todas as coisas que tememos ou mantemos escondido. Ou seja a nossa própria sombra, que desejamos ocultar.
Sua principal área de trabalho como deusa do submundo, da noite e da escuridão é o inconsciente.
Antes do cristianismo, no entanto, o submundo não era o lugar que é considerado hoje. Era o lugar de descanso e transformação dos mortos.
A Roda de Hekate ou o Strophalos
Atribuído a Hekate, bem como a sua versão romana, (Diana Luciféra) é um antigo símbolo de origens pré-helênicas e cujo exato significado se perdeu no tempo.
A referência mais antiga é de um texto caldeu do século II.
Nesta fonte Strophalos é referida como uma serpente descrevendo um labirinto em volta de uma espiral.
A serpente representa o renascimento e a sabedoria , a espiral é alusiva a emanação divina.
O círculo exterior representa o Cosmos ou de uma forma mais abstrata, a unidade formada pelos três aspectos da deusa. Passado, presente e futuro.
O símbolo sofreu modificações através dos séculos, mas por falta de fontes seguras da antiguidade não podemos especular além, sem cair em erros.
O símbolo sofreu modificações através dos séculos, mas por falta de fontes seguras da antiguidade não podemos especular além, sem cair em erros.
Hekate quando possuía as três formas era chamada de (trimorphos).
É uma Deusa que foi também representada de forma tricéfala (três cabeças).
Deusa da lua minguante, guardiã das encruzilhadas, senhora dos mortos e rainha da noite.
Ela era homenageada com procissões em que se carregavam tochas em seus festivais de Hecatesia e oferendas para as conhecidas ceias de Hekate. ou (deipnom).
Deusa da lua minguante, guardiã das encruzilhadas, senhora dos mortos e rainha da noite.
Ela era homenageada com procissões em que se carregavam tochas em seus festivais de Hecatesia e oferendas para as conhecidas ceias de Hekate. ou (deipnom).
Especialmente para os trácios, Hekate era a Deusa da Lua, das horas de escuridão absoluta e do submundo. Parteiras eram consideradas ligadas a ela.
Era conhecida entre as Amazonas como a Deusa da Lua Nova, uma das três faces da Lua e regente do Submundo.
Era conhecida entre as Amazonas como a Deusa da Lua Nova, uma das três faces da Lua e regente do Submundo.
No início, Hekate não era considerada uma deusa escura.
Após a queda do matriarcado, os gregos a cultuavam como uma das rainhas do "Submundo" e governante da encruzilhada de três caminhos.
Após a queda do matriarcado, os gregos a cultuavam como uma das rainhas do "Submundo" e governante da encruzilhada de três caminhos.
Um de seus animais sagrados também era a rã, um símbolo da concepção e fertilidade.
Era chamada de "A Deusa das Transformações", pois regia várias passagens da vida e podia alterar formas e idades.
Outros animais, sempre seus companheiros sagrados eram as cadela e as lobas.
Outros animais, sempre seus companheiros sagrados eram as cadela e as lobas.
Hekate foi considerada como o terceiro aspecto da Lua, ou a Crone, Anciã , Portadora da Sabedoria .
Os gregos chamavam-na de "A Rainha dos Mortos."
Aliada de Zeus, ela era acompanhada por uma matilha de lobos.
Aliada de Zeus, ela era acompanhada por uma matilha de lobos.
Como aspecto da deusa Amazona, a carruagem de Hekate era puxada por dragões.
As mulheres que a cultuavam normalmente tingiam as palmas de suas mãos e as solas dos pés com hena. Seus festivais aconteciam durante a noite, à luz de tochas.
Anualmente, na ilha de Aegina no golfo Sarônico, acontecia um misterioso Festival Hecatesia em sua honra.
Anualmente, na ilha de Aegina no golfo Sarônico, acontecia um misterioso Festival Hecatesia em sua honra.
Essa era uma Deusa caçadora que sabia de seu papel no reino dos espíritos; todas as forças secretas da Natureza estavam sob o seu controle. Os gregos e trácios diziam que ela controlava o nascimento, a vida e a morte. Portadora das três chaves.
Hekate era considerada a patrona das sacerdotisas, a Deusa das feiticeiras.
Estava associada à cura, profecias, visões, magia, lua minguante, encantamentos, vingança, livrar-se do mal, riqueza, vitória, sabedoria, transformação, purificação, escolhas, renovação e regeneração.
Estava associada à cura, profecias, visões, magia, lua minguante, encantamentos, vingança, livrar-se do mal, riqueza, vitória, sabedoria, transformação, purificação, escolhas, renovação e regeneração.
Como Senhora da Caçada Selvagem e da feitiçaria.
Hekate era a princípio uma divindade das mulheres, tanto para cultuar como para pedir auxílio, e também para temer caso alguém não estivesse com sua vida espiritual em ordem.
Hekate era a princípio uma divindade das mulheres, tanto para cultuar como para pedir auxílio, e também para temer caso alguém não estivesse com sua vida espiritual em ordem.
Hekate nos lembra da importância da mudança, ajudando-nos a liberar o passado, especialmente aquelas coisas que estão impedindo o nosso crescimento, e para aceitar as mudanças e as transições.
Às vezes ela nos pede para deixar ir o que é familiar, seguro e viajar para os lugares desconhecidos e assustadores da alma e do mundo.
Às vezes ela nos pede para deixar ir o que é familiar, seguro e viajar para os lugares desconhecidos e assustadores da alma e do mundo.
Ela também é chama de a Axis Mundi – Coluna do Mundo.
Os Oráculos caldeus fizeram de Hekate “a mãe das tempestades , de brilho resplandecentes”, em suma, uma entidade que “desceu de Zeus”, associado aos “raios implacáveis” dos deuses, e também com a “flor de fogo”, e com o “sopro poderoso” do intelecto paterno.
Por esta razão ela carrega e transmite o fogo celeste, sendo pois a divindade suprema do avivamento natural, ou Ignis Naturans.
Eis a razão de o ventre de Hekate ser notavelmente fértil , pois ele é preenchido com o fogo do intelecto paterno, a fonte da vida ou a força do pensamento, que é o seu mistério transmitir e disseminar.
Em função de suas insígnias e da concepção triádica, Hekate está associada simultaneamente com outras divindade do destino, Mene ou Selene, uma divindade lunar.
Uma conhecida prece para a lua denomina ambas como uma mesma entidade; nota-se que os epítetos e atributos das duas deusas são intercambiáveis. Hekate-Selene também tem três cabeças, carrega tochas e preside a encruzilhada.
Uma fórmula invocatória assim a descreve: “(…) Vós que sob a forma das três Graças dançam e voam juntas entre as estrelas (…) Vós que portais terríveis tochas negras em suas mãos, vós que revolveis vossa cabeça com longas mechas de horripilantes serpentes, vós que causais o pânico e esgares entre os touros, vós cujo ventre é coberto por escamas de répteis e que carregais sobre os ombros um saco de tecido de cobras venenosas”.
Ela tem olhos bovinos, a voz semelhante a uma matilha de cães, a pele de um leão, os tornozelos de um lobo, e as cadelas ferozes lhe são caras:
“É por isso que ela é chamada de Hekate de muitos nomes, Mene que corta o ar como Artemis, a flecheira”. Ela é a mãe (geneteria) dos deuses e dos homens, a Natureza enquanto mãe universal (panmetor physis): “Vós que vieste e vais ao luminoso Olimpo e visita o amplo e imenso Abismo: vós que estais no início e no fim, vós que dominais sozinha todas as coisas; tudo que há se origina de ti, e em ti, eterna, todas as coisas encontram seu termo”.
Há muitas controvérsias através da história de Hekate como a deusa tripla ou tríplice, como donzela, mãe e anciã. Quando ela é retratada com três rostos eles são todos da mesma idade, muitos como belas moças.
A ideia da deusa da lua tríplice e seus aspectos como donzela, mãe e anciã, embora funcione bem, é uma invenção moderna. Ela foi criado por "Robert Graves" em meados do século XIX e apresentada em
“ A Deusa Branca”. Em discussão poderiam ser seriam a união de Hekate, Deméter e Selene.
Este desenho foi feito em 1901 e representa Hekate de uma forma singular: a deusa dos três corpos que voa girando em torno de seu eixo longitudinal.
Podemos ver esse corpo nu triplo voando na frente da Lua crescente. Percebemos a sua beleza em um corpo muito bem proporcionado.
Podemos ver esse corpo nu triplo voando na frente da Lua crescente. Percebemos a sua beleza em um corpo muito bem proporcionado.
Há um simbolismo: três mãos, uma de cada corpo, tem elementos diferentes: uma chave, uma espada e uma tocha.
A chave se refere a um portão fechado, um portão que só pode abrir Hekate.
Devido ao seu caráter de submundo, esta chave pode ser a porta entre a vida e a morte.
A espada se refere à guerra, é um atributo masculino.
E a tocha se refere à luz da mente atributo, que as ligações com Hekate Athena, deusa da sabedoria.
A chave se refere a um portão fechado, um portão que só pode abrir Hekate.
Devido ao seu caráter de submundo, esta chave pode ser a porta entre a vida e a morte.
A espada se refere à guerra, é um atributo masculino.
E a tocha se refere à luz da mente atributo, que as ligações com Hekate Athena, deusa da sabedoria.
No entanto, esta é uma pintura diferente, e não se encontram imagens semelhantes na época, poderia ser, eventualmente, uma interpretação muito pessoal dessa Deusa da antiguidade, pela visão do artista.
(Hekate)
Quando
os homens e mulheres morriam, era o deus Hermes quem conduzia as almas para o
submundo, passando as correntes de Oceanus , passando as Portas do Sol
e da Terra dos Sonhos, até chegarem aos Campos Asphodel , onde os
espíritos habitam a existência de uma vida insípida como de uma sombra
ou fantasma. Este não é um lugar de punição, mas não há prazer
e a mente está confusa, vazia e alheia.
Após os mistérios Elêuses, o papel do condutor e guardião dos mortos deixa de ser executado por Hermes, e passa a ser um dos principais atributos da deusa Hekate. Como guia das Almas e protetoras dos campos sagrados como Necrópoles, Sepulcros e Cemitérios.
Também como deusa dos caminhos e encruzilhadas, protetora dos viajantes, o que lhe confere o atributo de deusa "Tríodite" (que significa deusas que operam nas encruzilhadas e entroncamentos de caminhos).
Também como deusa dos caminhos e encruzilhadas, protetora dos viajantes, o que lhe confere o atributo de deusa "Tríodite" (que significa deusas que operam nas encruzilhadas e entroncamentos de caminhos).
Quando ela aparece em ilustrações e esculturas com três faces, na verdade estão fundidos nela, o mito das três deusas. Deméter, Perséfone e Hekate.
Outras referências alegam que seus rostos representa sua ligação com os três reinos, terra, céu e mar, ou mesmo o tempo como o passado, presente e futuro.
E as três fases da lua.
Outras referências alegam que seus rostos representa sua ligação com os três reinos, terra, céu e mar, ou mesmo o tempo como o passado, presente e futuro.
E as três fases da lua.
Quem é Hekate?
Hekate é uma divindade da terra, complexo em sua simbologia e arquétipos.
É certo que sua origem é da região da Trácia oriental e não grega, ela foi moldada pelas crenças gregas, mas não é a fonte de sua origem.
As fontes das mitologias greco-romana não têm uma história semelhante de suas origens ou suas relações no panteão grego. Às vezes, Hekate é uma titã, filha de Perses e Astéria sendo uma poderosa auxiliar protetora da humanidade. Ela é uma Titã que não foi proibida de transitar pelos mundos. Depois de derrotar na batalha do Olimpo a Klytíos, ela foi a única Titã sozinha que ajudou a Zeus a vencer a guerra.
Destruidora do gigante Titã Klytíos.
Outra versão pesquisada refere que ela poderia ser a filha mais velha de Deméter ou Pheraia, o que parece compreensível devido ao fato de, que Hekate como Deméter era a deusa da terra e da fertilidade. Ou que ela pode mesmo ser uma das filha de Zeus com a Titã Astéria.
Como a mãe de muitos deuses antigos ou deusas da terra ela continua solteira e não tem consorte regular. Por outro lado, ela é mencionada como a mãe de muitos mitos e monstros Titãs. E foi referida como consorte de Hermes algumas vezes.
Hekate foi forjada como uma titã, tida como filha de Perses e Astéria.
A principio era um divindade da Trácia Oriental, mas especificamente da região onde hoje é a Turquia. Uma Deusa do fogo e dos partos a principio. Sua figura imigrou e teve grandes transformações na Grécia e Roma, e sua maior referencia se deu na Teogonia de Hesiodo, é um poema épico que detalha a origem e genealogia dos deuses gregos. A data de composição (c. -700) é tão imprecisa quanto a data em que o poeta deve ter vivido. A ideia em si não é original, pois já havia sido desenvolvida pelos egípcios (séc. -XXIV), pelos babilônios (-2000/-1500) e pelos hititas (-1400/-1200) muitos anos antes. Hesíodo, no entanto, foi o primeiro a sistematizar os antigos mitos da criação e a organizar os mitos gregos numa sequência lógica. De certa forma, a Teogonia é o mais antigo tratado de mitologia grega que chegou até nós. O poeta pretendia contrastar a "desordem" do cosmo durante o domínio dos deuses primordiais e dos titãs, com a "ordem" cósmica que imperava em seus dias, determinada por Zeus e pelos demais deuses olímpicos. Segundo a cronologia hesiódica, os deuses olímpicos pertenciam à 3ª geração e eram governados por Zeus, cuja história se desenvolve em boa parte do poema. Hesíodo, no entanto, vai além da simples enumeração e habilmente entremeia a árida sucessão de deuses e deusas com raros, curtos mas elucidativos trechos dos antigos mitos.O poema tem 1022 versos hexâmetros e ocupa 39 páginas da edição de Evelyn-White (1920), na qual se baseia o resumo. O narrador é o próprio poeta. Nos versos 617-721 é descrita a titanomaquia, luta entre Zeus e os titãs pelo domínio do mundo. Auxiliado entre outros por seus irmãos Hades, Posídon,e pelos ciclopes. Zeus vence os titãs e os prende no Tártaro, descrito juntamente com o mundo subterrâneo nos versos 722-819. Hekate aparece na luta contra seus irmãos titãs. No Curso da Batalha Hekate enfrenta o "Mais Perigoso" dos gigantes titãs que era Klytios e mata com suas tochas. Nos ritos dos Mistérios de Elêusis. Este culto de base agrícola prometia aos seus iniciados um além-vida abençoado. Prosérpina, era intitulada Koré (a Donzela) enquanto deusa da abundância na Primavera. Uma vez, enquanto brincava com suas companheiras ninfas nos prados floridos da Sicília, foi raptada pelo Deus Hades e levada ao submundo, como sua noiva. Sua mãe, Deméter, desesperada, procurou-a por todo o mundo em companhia de Hekate, que empunhava suas tochas. Hermes, ajudou a intermediar o acordo da devolução de Prosérpina, que após seu casamento sagrado com Hades, se chamou Persephonê, Destruidora? Exterminadora? Hermes, Mensageiro por excelência entre os mundos, principalmente entre o mundo dos vivos, dos deuses e dos subterrâneos, e portanto dos mortos. Hermes era também o deus da pecuária, dos caminhos, das encruzilhadas, dos viajantes, dos ladrões e dos comerciantes (sem ironia implícita), da hotelaria, da escrita, da persuasão, dos mensageiros, da astúcia e dos ardis, das competições esportivas, dos ginásios, da Astronomia e da Astrologia. Era também o representante pessoal e arauto de Zeus. Imberbe ou barbado, é representado sempre com sua varinha de arauto, o caduceu (kerkeion em grego), botas aladas e a clâmide, e às vezes também o chapéu típico dos viajantes, porém alado, representando sua rapidez. Tributos que depois passaram a ser de Hekate como, Senhora dos Mortos, Ministra do Submundo, dos caminhos, das encruzilhadas, dos viajantes, dos mistérios e da magia. Hermes passou a ser um deus com menos atributos, ou seja, muito foram "delegados" a Hekate como prêmio por sua fidelidade a Zeus. Hermes fica ainda como mensageiro dos deuses, e Deus da sabedoria e magia. Agora, conduzir os mortos e almas são responsabilidade de Hekate, tanto em suas passagens, quanto em sua guarda no submundo.
Salve... HE CATE!
Autor: Valdir Callegari
Nenhum comentário:
Postar um comentário