Origens da Bruxaria
Desde os primeiros dias da vida humana neste planeta, homens e mulheres maravilham-se em face dos inúmeros mistérios da vida e renderam-lhes culto. Na antigüidade as pessoas oravam para as forças da natureza, como o sol, a lua , o fogo, a água e o vento. Foi nesta época que a bruxaria teve sua origem. A Terra era homenageada como criadora da vida, como a Mãe terra, uma fonte de poder, feminina, grandiosa e energética.
De acordo com as lendas e algumas formas de estudo, a Bruxaria nasceu há mais de 35 mil
anos, quando a temperatura da Europa começou a cair e grandes lençóis de gelo lentamente
avançaram rumo ao sul. Quando o gelo recuou, os que permaneceram na Europa
dedicaram-se à pesca e à coleta de plantas silvestres e moluscos. Os povos isolados se
uniram em vilas, onde xamãs e sacerdotisas organizaram os primeiros covens,
profundamente sintonizados com a vida animal e vegetal.
Nas primeiras religiões que surgem, verifica-se uma integração com a criação assim como
um respeito pela Terra. Como participantes na corrente da criação, os nossos ancestrais
acreditavam que os grandes mistérios da vida eram mistérios da transformação: elas
nascem, crescem, morrem e renascem.
Neste momento a importância da mulher na vida da comunidade não podia ser negada. Só
ela tinha o poder de gerar e nutrir a vida, assim como sangrar com as fases da lua sem
morrer, inspirando temor e reverência. A mulher refletia as mudanças cíclicas paralelas às
mudanças sazonais da Terra e às fases da lua. As mais antigas obras de arte que representam
figuras humanas são de Mães grávidas e datam de 35.000 a 10.000 a . c . Por suas posições em
lugares sagrados e em sepulturas, tais estatuetas, representavam algo sagrado. Os órgãos
femininos em destaques eram claramente “Fontes de Vida”.
A ligação entre a mulher e a Terra era vista ainda nos sepultamentos simbólicos, onde os
mortos eram cobertos com tinta vermelha para que literalmente voltassem ao útero da Mãe e assim completar o ciclo da vida. O culto a Grande Deusa Mãe, para aquela antiga religião,
era de êxtase e suas características eram exemplos vivos da integração de corpo e mente,
espirito e matéria .
Data-se também uma sociedade matrifocal que pode Ter tido, na verdade, as características
de uma idade de ouro, simplesmente porque havia uma vinculação primaria entre filhos e
Mães. Nesta natureza sacrossanta toda a vida teria sido realçada e o comportamento
destrutivo e violento desencorajado.
Porém o passar dos séculos, trouxe o surgimento e o crescimento das religiões orientais e
com elas o conceito da “Deusa” desapareceu. Contudo algumas pessoas continuaram
acreditando nas Deusas da natureza. As guerras e sistemas militantes, liderados por homens
elevaram o conceito do “Deus “único e opressor . O papel da mulher na sociedade havia
mudado, e as mulheres tinham uma posição de subserviência. Eram na maioria donas de
casa, curandeiras da sociedade, manipuladoras dos remédios para doentes e parteiras.
Muitas ainda praticavam os rituais que honravam a antiga Deusa Mãe, o respeito à terra e o
conhecimento que tinham da medicina holística. Mas aparentemente incrédulas nas
religiões orientais, estavam sendo rotuladas como pagãs e por muitas vezes eram temidas e
foram chamadas de Bruxas em sentido negativo.
Há muitas conotações negativas e mitos sobre a palavra Bruxa, mas a origem de sua
terminologia, nos revela um antigo termo para a velha religião: Wicca. Há também varias
interpretações para esta palavra, para alguns ela significa “obra dos sábios “, já para outros
significava dobrar ou moldar. Porém seu significado original vem do anglo-saxão que é torcer
e dobrar, como se faz com um canudo. Alguns ainda acreditavam que era a capacidade de
aglutinar e moldar as forças desconhecidas da natureza, entre outras palavras significava também magia ou bruxaria.
Para os Bruxos a magia é uma força poderosa assim como seus rituais são fundamentaispara a religião das bruxas. O ano para elas é dividido entre 8 partes iguais , chamados de Sabás das Bruxas.
Por diversas vezes , a Bruxaria , ou a Bruxaria Moderna, criada por "Geral B. Gardner" em meados dos anos "quarenta" como a wicca , tem sido confundida com satanismo . No satanismo as pessoas se opõem à visão convencional do divino e adoram um Satã ligado as tradicições monoteísta! Judaísmo, Islamismo e Cristianismo",o diabo é uma invenção ou crença, dessas religiões e não pertence as crenças da bruxaria ou da wicca. Na Bruxaria temos um pensamento espiritual que não esta ligado ao mal, a malícia e a iniquidade, aliás um de seus princípios é “faça o que desejar , desde que não prejudique ninguém”. O céu e o inferno não fazem parte da religião das bruxas, pois elas acreditam em diferentes tipos de reencarnação. E em outros mundos espirituais, para transformação, recompensas e não em martírios infernais.
A Bruxaria na África
A bruxaria africana carrega algumas multiplicidades como no Voodoo que é encontrado em colônias francesas antigas, e a prática da Santeria que era encontrado em colônias espanholas e holandesas. Todas estas práticas têm uma mistura de mitos e da versão dos cultos africanos.
religiões orientais, estavam sendo rotuladas como pagãs e por muitas vezes eram temidas e
foram chamadas de Bruxas em sentido negativo.
Há muitas conotações negativas e mitos sobre a palavra Bruxa, mas a origem de sua
terminologia, nos revela um antigo termo para a velha religião: Wicca. Há também varias
interpretações para esta palavra, para alguns ela significa “obra dos sábios “, já para outros
significava dobrar ou moldar. Porém seu significado original vem do anglo-saxão que é torcer
e dobrar, como se faz com um canudo. Alguns ainda acreditavam que era a capacidade de
aglutinar e moldar as forças desconhecidas da natureza, entre outras palavras significava também magia ou bruxaria.
Para os Bruxos a magia é uma força poderosa assim como seus rituais são fundamentaispara a religião das bruxas. O ano para elas é dividido entre 8 partes iguais , chamados de Sabás das Bruxas.
Por diversas vezes , a Bruxaria , ou a Bruxaria Moderna, criada por "Geral B. Gardner" em meados dos anos "quarenta" como a wicca , tem sido confundida com satanismo . No satanismo as pessoas se opõem à visão convencional do divino e adoram um Satã ligado as tradicições monoteísta! Judaísmo, Islamismo e Cristianismo",o diabo é uma invenção ou crença, dessas religiões e não pertence as crenças da bruxaria ou da wicca. Na Bruxaria temos um pensamento espiritual que não esta ligado ao mal, a malícia e a iniquidade, aliás um de seus princípios é “faça o que desejar , desde que não prejudique ninguém”. O céu e o inferno não fazem parte da religião das bruxas, pois elas acreditam em diferentes tipos de reencarnação. E em outros mundos espirituais, para transformação, recompensas e não em martírios infernais.
Em uma ultima análise sobre a filosofia da Bruxaria é de que a vida é divina e que o nosso
destino está sendo seguido aqui e agora. A força da bruxaria é a força natural da terra e do universo.
Muitos consideram a Bruxaria como uma filosofia de vida, outros como uma religião. Outros negam a religiosidade da bruxaria,e batem na tecla da "nomenclatura" afirmando somente o sentido literal da palavra em "religare", pura e simplesmente. Qual a definição de religião na verdade, não podemos afirmar, pelas muitas opniões e textos que se manipularam por mãos humanas, e a ação da política das religiões, mas creio que o ponto fundamental de se definir uma religião é:
RELIGIÃO: culto prestado à divindade; crença na existência de uma ou mais forças sobrenaturais;fé;
reverência às coisas sagradas;observância dos preceitos religiosos;doutrina, sistema religioso;ordem religiosa.Se a sua escolha da bruxaria se encaixa em algumas dessas definições, creio que ela é uma religião? Deixo aqui esta definição ao seu livre arbitreo.
reverência às coisas sagradas;observância dos preceitos religiosos;doutrina, sistema religioso;ordem religiosa.Se a sua escolha da bruxaria se encaixa em algumas dessas definições, creio que ela é uma religião? Deixo aqui esta definição ao seu livre arbitreo.
Blessed be, a todos os bruxos e bruxas das mais diferentes tradições, ou não!
A Bruxaria na África
Bruxaria Africana:
A bruxaria não é, e não era, um termo somente usado na "Europa", mas é difundido com as suas variações culturais pelo mundo. Na Africa a bruxaria é muito popular e é a base das práticas religiosas derivadas da Africa central e das origens africanas ocidentais. A bruxaria africana pode ser considerada a mãe de uma multidão de outras práticas de bruxaria. Como existem várias vertentes da bruxaria africana temos alguns exemplos como; Palo,Voodoo, Santeria Candomblé e outras. A bruxaria africana além da nação mãe, é praticada dentro do Suriname, Jamaica, Ilhas Virgens,Trinidade e Tobago, Guyana, Belize, Bahamas, Cuba, Barbados, México, Brasil , Portugal e muitos outros.
Os azande são povos do nordeste da África e chamavam a bruxaria de (Mangu).
Os azande são povos do nordeste da África e chamavam a bruxaria de (Mangu).
Para os azande, a bruxaria (mangu) e a feitiçaria são distintas.
Eles acreditam que a bruxaria é “uma substância existente no corpo dos bruxos”. Diferentemente da feitiçaria, manipulação de objetos com finalidade causal, que faz um indivíduo adoecer e morrer num espaço de tempo curto, a bruxaria se dá num processo lento. Trata-se de uma percepção comum a diversos povos da África Central e Ocidental, que pensam na bruxaria como sendo um fenômeno orgânico e hereditário. Os Azande acreditam que certas pessoas são bruxas e podem lhes fazer mal em virtude de uma qualidade intrínseca. Um bruxo não pratica ritos, nem faz feitiçaria. Um ato de bruxaria é um ato psíquico. Eles crêem ainda que os feiticeiros podem fazê-los adoecer por meio da execução de ritos mágicos que envolvem drogas maléficas (Evas-Pritchard 1978, p. 33).
Os azande crêem que a bruxaria é transmitida por descendência unilinear.
O genitor bruxo transmite a seus filhos homens essa característica física e a genitora bruxa transmite apenas às filhas a mesma característica (Evans-Pritchard 1978, p. 34).
O autor apontou diversas contradições nesse sistema e afirmou que, apesar de os azande compreenderem argumentos lógicos, posicionam-se contrários a eles. Como exemplo, acredita-se que a bruxaria é hereditária, todo o clã seria bruxo, mas consideram bruxos apenas os parentes mais próximos do bruxo conhecido. Ou, se ficar provado que uma pessoa é bruxa, seus parentes próximos ficam com medo de ser considerados bruxos e o acusam de bastardo. Ainda, se um filho de bruxo não utilizar sua substância-bruxaria ao longo de sua vida, não pode ser considerado um bruxo (Evans -Pritchard, 1978, p. 36).
Crêem que a bruxaria aumenta e torna-se mais potente com a idade, pois pensam que a substância-bruxaria cresce com o tempo, por isso têm medo dos idosos (Eavans-Pritchard, 1978, p. 39).
Eles acreditam que a bruxaria é “uma substância existente no corpo dos bruxos”. Diferentemente da feitiçaria, manipulação de objetos com finalidade causal, que faz um indivíduo adoecer e morrer num espaço de tempo curto, a bruxaria se dá num processo lento. Trata-se de uma percepção comum a diversos povos da África Central e Ocidental, que pensam na bruxaria como sendo um fenômeno orgânico e hereditário. Os Azande acreditam que certas pessoas são bruxas e podem lhes fazer mal em virtude de uma qualidade intrínseca. Um bruxo não pratica ritos, nem faz feitiçaria. Um ato de bruxaria é um ato psíquico. Eles crêem ainda que os feiticeiros podem fazê-los adoecer por meio da execução de ritos mágicos que envolvem drogas maléficas (Evas-Pritchard 1978, p. 33).
Os azande crêem que a bruxaria é transmitida por descendência unilinear.
O genitor bruxo transmite a seus filhos homens essa característica física e a genitora bruxa transmite apenas às filhas a mesma característica (Evans-Pritchard 1978, p. 34).
O autor apontou diversas contradições nesse sistema e afirmou que, apesar de os azande compreenderem argumentos lógicos, posicionam-se contrários a eles. Como exemplo, acredita-se que a bruxaria é hereditária, todo o clã seria bruxo, mas consideram bruxos apenas os parentes mais próximos do bruxo conhecido. Ou, se ficar provado que uma pessoa é bruxa, seus parentes próximos ficam com medo de ser considerados bruxos e o acusam de bastardo. Ainda, se um filho de bruxo não utilizar sua substância-bruxaria ao longo de sua vida, não pode ser considerado um bruxo (Evans -Pritchard, 1978, p. 36).
Crêem que a bruxaria aumenta e torna-se mais potente com a idade, pois pensam que a substância-bruxaria cresce com o tempo, por isso têm medo dos idosos (Eavans-Pritchard, 1978, p. 39).
A bruxaria africana é associada com o "bem e o mal" a mágia, encantos, sortilégios e misticismo em geral. A bruxaria africana consulta às religiões populares disponivéis em outras áreas, Católicos podem incluir elementos da bruxaria africana em sua religião. A bruxaria africana é associável a diversas religiões pagãs. Em países como o Brasil , fundiu-se com tradições existentes na terra, como o xamanismo e a pajelança dos ìndios brasileiros, o católicismos dos padres jesuítas e mais recentemente absorvel também, alguns aspectos do espiritismo kardecista.
Na Jamaica, escravos de áreas diferentes da África trouxeram suas raízes religiosas, criando alguns conflitos entre aqueles que praticaram variantes de religiões africanas. Aqueles provindos do oeste africano eram chamados de "Ashanti", alguns sacerdotes da África central eram chamados de “homens Myal” (homens também soletrados de Mial), usando o termo “bruxaria africana” ou a “bruxaria africana de Ashanti - significando o “bruxo” para descrever as práticas diferentes dos escravos da África central. Assim como eram "bruxos", aqueles que trabalharam a magia no Congo.
A bruxaria africana veio também a significar todo o objeto físico, tal como um talismã ou um encanto, que fossem usados para finalidades mágicas . Entretanto, apesar de sua reputação que “apavorava alguns”a bruxaria africana, como todo instrumento da mágica popular da religião e dos povos, contem muitas tradições para curas, ajudando, a trazer a sorte no amor e prosperidade.
Na Jamaica, escravos de áreas diferentes da África trouxeram suas raízes religiosas, criando alguns conflitos entre aqueles que praticaram variantes de religiões africanas. Aqueles provindos do oeste africano eram chamados de "Ashanti", alguns sacerdotes da África central eram chamados de “homens Myal” (homens também soletrados de Mial), usando o termo “bruxaria africana” ou a “bruxaria africana de Ashanti - significando o “bruxo” para descrever as práticas diferentes dos escravos da África central. Assim como eram "bruxos", aqueles que trabalharam a magia no Congo.
A bruxaria africana veio também a significar todo o objeto físico, tal como um talismã ou um encanto, que fossem usados para finalidades mágicas . Entretanto, apesar de sua reputação que “apavorava alguns”a bruxaria africana, como todo instrumento da mágica popular da religião e dos povos, contem muitas tradições para curas, ajudando, a trazer a sorte no amor e prosperidade.
A bruxaria africana é encontrada primeiramente com referências em inglês, nas colônias britânicas .
É uma mistura das práticas e dos rituais tradicionais africanos ocidentais, com a influencia dos cristãos, que estiveram ensinandos suas crenças aos escravos africanos.A bruxaria africana carrega algumas multiplicidades como no Voodoo que é encontrado em colônias francesas antigas, e a prática da Santeria que era encontrado em colônias espanholas e holandesas. Todas estas práticas têm uma mistura de mitos e da versão dos cultos africanos.
Durante o meio do século XIX cresceu muito em vários países pelo qual imigrou. Durante o conflito entre os Myal e a bruxaria africana, os homens de Myal posicionaram-se como a bruxaria africana “sendo o mal “e a Myal boa” . Reivindicaram que os homens da bruxaria africana roubavam as sombras das pessoas. Os homens de Myal contataram espíritos e influenciaram pessoas, com a finalidade de expor os trabalhos "maléficos", que eram atribuíram aos homens da bruxaria africana.
A “descoberta pública” de encantos enterrados da bruxaria africana, era presumida ser de intenção maligna, conduziu em mais de uma ocasião , combates violêntos aos homens rivais. Passando pelo século XX o" Myalismo" perdeu sua força e desapareceu na Jamaica. E a bruxaria africana dominou.
Fonte Scribs.
Adaptação do texto: Valdir Callegari
Simplesmente divino meu querido mago! Parabéns por explanar de forma tão clara o assunto. Um grande beijo.
ResponderExcluirObrigado querida...beijos de luz!
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